Fraternidade Agostiniana Leiga
Núcleo Nossa Senhora das Graças - Rio de Janeiro - RJ - Paróquia Nossa Senhora das Graças
Província Agostiniana Nossa Senhora da Consolação do Brasil
10 ANOS DA FRATERNIDADE AGOSTINIANA LEIGA
NÚCLEO NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS
Vídeo comemorativo de 10 anos da Fraternidade
Caros irmãos e irmãs, seguimos nesta caminhada espiritual e fraternal junto com Santo Agostinho, buscando a amizade, e a verdade, sempre com nossos corações inquietos voltados para Deus e é com imensa alegria que este ano estamos celebrando os 10 anos da Fraternidade Agostiniana Leiga do Núcleo Nossa Senhora das Graças, que funciona em nossa Paróquia, aqui em Marechal Hermes, na cidade do Rio de Janeiro.
Coincidentemente, este ano em que comemoramos uma década de existência de nossa Fraternidade, foi dedicado pela Igreja do Brasil ao Laicato, o que produziu em nós um sentimento de júbilo, enquanto agostinianos leigos do Vicariato Agostiniano Nossa Senhora da Consolação do Brasil.
A Igreja, conforme o documento da CNBB, nos chama a “incentivarmos os irmãos leigos e leigas a acreditarem na própria vocação, como sujeitos de uma missão específica. A sociedade humana em construção e a Igreja em missão, contam com cristãos convictos da própria responsabilidade, dispostos a acolher desafios, alegres em abrir caminhos novos na construção do Reino do Senhor Jesus, reino da verdade e da vida, reino de justiça, do amor e de paz”. (Doc. 105,n.277).
É necessário bebermos da intelectualidade e espiritualidade agostiniana, carregando este coração inquieto com entusiasmo e dando a conhecer a dimensão agostiniana para o laicato, que juntamente com a Ordem de Santo Agostinho, tem uma grande importância na história e vivência espiritual da Igreja Católica .
Queremos, então, agradecer a Deus e aos Freis Agostinianos da Ordem de Santo Agostinho, por esse espaço dedicado aos leigos durante esses 10 anos de caminhada. Agradecemos também, a todos os “Agostinianos Leigos” do Núcleo Nossa Senhora das Graças, que contribuíram e escreveram a nossa história. História que continua sendo escrita no caderno da vida, junto com carisma agostiniano.
Felicidade para todos!
Coordenador: Alexsandro Antonio de Moura