top of page

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

Buscar

Viver e conviver como irmãos na fraternidade.

Fraternidade Agostiniana Leiga Núcleo Nossa Senhora das Graças





Há no mundo um grande número de congregações religiosas (franciscanos, salesianos, jesuítas, agostinianos, dominicanos, etc.) que tem em comum o seguimento a Jesus Cristo e o anuncio do Evangelho. Outra característica comum a todos esses institutos é que todos tiveram um fundador ou fundadora, alguém que inspirou e inspira até hoje esse grupo de pessoas em torno de um ideal comum. Porém em meio a tantas semelhanças há também algo peculiar, próprio, singular que difere uns dos outros e isso se chama ‘CARISMA’ que é a identidade de cada grupo. Falar de carisma é falar de identidade, daquilo que nos distingue e ao mesmo tempo nos une. No casos dos Agostinianos essa identidade está alicerçada sobre três eixos norteadores, três pilares: Interioridade, vida em comunidade e serviço à Igreja.

Assim, fica claro a importância que os Agostinianos dão a vida em comunidade. Àqueles que querem participar de sua experiência de busca de Deus, Agostinho propõe o exemplo da primitiva comunidade cristã de Jerusalém, descrito nos Atos dos Apóstolos (2;4): formavam um só coração e uma só alma, tudo era comum entre eles e a cada um dava-se conforme suas necessidades.


No início da Regra de Vida que escreveu para seus monges, Agostinho põe a razão da reunião em comunidades nestes termos: ''Em primeiro lugar – já que com este fim vos haveis congregado em comunidade – vivei unânimes em casa e tende uma só alma e um só coração orientados para Deus'' (Regra 3). Desta forma de vida comunitária, emanam valores como: amizade, fraternidade, solidariedade, interesse e respeito pelo outro.

Embora Agostinianos Seculares, nos espelhamos nos valores de nossa ordem e buscamos incorporá-los em nossas vidas, ainda que não sejam vidas consagradas.


2021 é o ano da Comunidade Agostiniana e já no primeiro encontro, iniciamos com o tema: viver e conviver como irmãos na fraternidade. Desde já, aproveitamos para fazermos uma abordagem das questões que são afetas a nossa comunidade, debatendo e renovando nossas intensões frente a fraternidade e fortalecendo os elos que nos unem nestes tempos difíceis da pandemia.


Álbum







Texto parcialmente extraído de : http://luizfernandomachesin.blogspot.com/2015/01/o-carisma-e-espiritualidade-agostiniana.html

Comments


Posts Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page