- Fraternidade Agostiniana Leiga Núcleo Nossa Senhora das Graças
Viver e conviver como irmãos na fraternidade.
Há no mundo um grande número de congregações religiosas (franciscanos, salesianos, jesuítas, agostinianos, dominicanos, etc.) que tem em comum o seguimento a Jesus Cristo e o anuncio do Evangelho. Outra característica comum a todos esses institutos é que todos tiveram um fundador ou fundadora, alguém que inspirou e inspira até hoje esse grupo de pessoas em torno de um ideal comum. Porém em meio a tantas semelhanças há também algo peculiar, próprio, singular que difere uns dos outros e isso se chama ‘CARISMA’ que é a identidade de cada grupo. Falar de carisma é falar de identidade, daquilo que nos distingue e ao mesmo tempo nos une. No casos dos Agostinianos essa identidade está alicerçada sobre três eixos norteadores, três pilares: Interioridade, vida em comunidade e serviço à Igreja.
Assim, fica claro a importância que os Agostinianos dão a vida em comunidade. Àqueles que querem participar de sua experiência de busca de Deus, Agostinho propõe o exemplo da primitiva comunidade cristã de Jerusalém, descrito nos Atos dos Apóstolos (2;4): formavam um só coração e uma só alma, tudo era comum entre eles e a cada um dava-se conforme suas necessidades.
No início da Regra de Vida que escreveu para seus monges, Agostinho põe a razão da reunião em comunidades nestes termos: ''Em primeiro lugar – já que com este fim vos haveis congregado em comunidade – vivei unânimes em casa e tende uma só alma e um só coração orientados para Deus'' (Regra 3). Desta forma de vida comunitária, emanam valores como: amizade, fraternidade, solidariedade, interesse e respeito pelo outro.
Embora Agostinianos Seculares, nos espelhamos nos valores de nossa ordem e buscamos incorporá-los em nossas vidas, ainda que não sejam vidas consagradas.
2021 é o ano da Comunidade Agostiniana e já no primeiro encontro, iniciamos com o tema: viver e conviver como irmãos na fraternidade. Desde já, aproveitamos para fazermos uma abordagem das questões que são afetas a nossa comunidade, debatendo e renovando nossas intensões frente a fraternidade e fortalecendo os elos que nos unem nestes tempos difíceis da pandemia.
Álbum
Texto parcialmente extraído de : http://luizfernandomachesin.blogspot.com/2015/01/o-carisma-e-espiritualidade-agostiniana.html
Comments