top of page

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

Buscar
  • Fraternidade Agostiniana Leiga Núcleo Nossa Senhora das Graças

A voz da Igreja é a voz de Cristo Jesus em nosso meio.

MOMENTO ORACIONAL AGOSTINIANO

(SALMO 1)

A voz da Igreja é a voz de Cristo Jesus em nosso meio.

O Salmo a que se ocupa aqui, refere-se à pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo, que como tal, é constituído de cabeça e membros. Por analogia podemos dizer que a cabeça nasceu de Maria, sofreu, foi enterrada, ressuscitou, subiu ao céu, está sentada hoje a direita do Pai e intercede por nós.


Cristo é a nossa cabeça, nós somos os seus membros. A Igreja inteira espalhada por toda a terra, é seu corpo, mas a cabeça desse corpo é ele. Não apenas os cristãos que vivem hoje como os que viveram antes de nós, os que viverão depois de nós, até o fim dos tempos, todos fazem parte desse corpo, cuja cabeça subiu aos céus.


Quando, pois, ouvimos a voz de Cristo, devemos reconhecer nela tanto a voz do chefe como a dos membros. Tudo o que ele sofreu, nós o sofremos nele, o que sofremos, ele o sofre em nós. Se a cabeça sofre, pode a mão dizer que sofre? Se a mão sofre, poderá a cabeça dizer que é insensível a isso? Quando um dos nossos membros sente alguma dor, todos os outros acorrem em seu socorro. Se sofremos com ele quando ele sofreu, hoje, quando está sentado a direita de Deus, tudo o que sofre a sua Igreja - atribulações deste mundo, provocações e angústias, que nos purificam tal como o ouro no fogo, ele o sofre também. Cristo une, por conseguinte, a cabeça e o corpo; em sua voz reconhecemos a nossa e, na nossa, ele reconhece a sua.


Escutemos então o salmo e nele ouviremos a palavra de Cristo.

Salmo 1

1. Feliz o homem que não procede conforme o conselho dos ímpios, não trilha o caminho dos pecadores, nem se assenta entre os escarnecedores.

2. Feliz aquele que se compraz no serviço do Senhor e medita sua lei dia e noite.

3. Ele é como a árvore plantada na margem das águas correntes: dá fruto na época própria, sua folhagem não murchará jamais. Tudo o que empreende, prospera.

4. Os ímpios não são assim! Mas são como a palha que o vento leva.

5. Por isso não suportarão o juízo, nem permanecerão os pecadores na assembleia dos justos.

6. Porque o Senhor vela pelo caminho dos justos, ao passo que o dos ímpios leva à perdição.

Oração:

Senhor Jesus Cristo, tu és a nossa cabeça; pelo amor estamos ligados a ti e tu estás conosco. Fala em nós, fala através de nós, e nós também falaremos em ti, que reinas pelos séculos dos séculos. Amém.

Posts Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page