Posts Em Destaque

Projeto "Católicos voltem para casa".

18/08/2017

1/2
Please reload

A voz da Igreja é a voz de Cristo Jesus em nosso meio.

 

 

 

 

MOMENTO ORACIONAL AGOSTINIANO

 

(SALMO 1)

 

A voz da Igreja é a voz de Cristo Jesus em nosso meio.

 

O Salmo a que se ocupa aqui, refere-se à pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo, que como tal, é constituído de cabeça e membros. Por analogia podemos dizer que a cabeça nasceu de Maria, sofreu, foi enterrada, ressuscitou, subiu ao céu, está sentada hoje a direita do Pai e intercede por nós.

 

Cristo é a nossa cabeça, nós somos os seus membros. A Igreja inteira espalhada por toda a terra, é seu corpo, mas a cabeça desse corpo é ele. Não apenas os cristãos que vivem hoje como os que viveram antes de nós, os que viverão depois de nós, até o fim dos tempos, todos fazem parte desse corpo, cuja cabeça subiu aos céus.

 

Quando, pois, ouvimos a voz de Cristo, devemos reconhecer nela tanto a voz do chefe como a dos membros. Tudo o que ele sofreu, nós o sofremos nele, o que sofremos, ele o sofre em nós. Se a cabeça sofre, pode a mão dizer que sofre? Se a mão sofre, poderá a cabeça dizer que é insensível a isso? Quando um dos nossos membros sente alguma dor, todos os outros acorrem em seu socorro. Se sofremos com ele quando ele sofreu, hoje, quando está sentado a direita de Deus, tudo o que sofre a sua Igreja - atribulações deste mundo, provocações e angústias, que nos purificam tal como o ouro no fogo, ele o sofre também. Cristo une, por conseguinte, a cabeça e o corpo; em sua voz reconhecemos a nossa e, na nossa, ele reconhece a sua.

 

Escutemos então o salmo e nele ouviremos a palavra de Cristo.

 

Salmo 1

 

1. Feliz o homem que não procede conforme o conselho dos ímpios, não trilha o caminho dos pecadores, nem se assenta entre os escarnecedores.

 

2. Feliz aquele que se compraz no serviço do Senhor e medita sua lei dia e noite.

 

3. Ele é como a árvore plantada na margem das águas correntes: dá fruto na época própria, sua folhagem não murchará jamais. Tudo o que empreende, prospera.

 

4. Os ímpios não são assim! Mas são como a palha que o vento leva.

 

5. Por isso não suportarão o juízo, nem permanecerão os pecadores na assembleia dos justos.

 

6. Porque o Senhor vela pelo caminho dos justos, ao passo que o dos ímpios leva à perdição.

 

Oração:

 

Senhor Jesus Cristo, tu és a nossa cabeça; pelo amor estamos ligados a ti e tu estás conosco. Fala em nós, fala através de nós, e nós também falaremos em ti, que reinas pelos séculos dos séculos. Amém.

 

 

 

 

Para imprimir em pdf 

 

 

 

 

Share on Facebook
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags