top of page

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

Buscar
  • Fraternidade Agostiniana Leiga Núcleo Nossa Senhora das Graças

O frei Luiz Antônio Pinheiro, Vicário Regional do Vicariato Agostiniano Nossa Senhora da Consolação


Frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA. sendo recebido pelo Papa Francisco no Vaticano.


“O primeiro desafio essencial dos consagrados é fazer juntos a experiência de Deus”, disse o Papa Francisco, durante audiência com cerca de 150 participantes do Capítulo Geral da Ordem de Santo Agostinho, na manhã desta sexta-feira, 13 de setembro, na Sala Clementina, no Vaticano.

O 186º Capítulo Geral dos Agostinianos teve início em Roma, no dia 1° de setembro, e contou com a participação de freis provenientes de 52 países. O frei Luiz Antônio Pinheiro participa do evento representando o Vicariato Agostiniano Nossa Senhora da Consolação do Brasil.

Em seu discurso, Francisco referiu-se ao tema debatido nestes dias sobre “os desafios mais importantes do momento, à luz da Palavra de Deus, no magistério da Igreja e do grande Padre Agostinho: “Vocês estão bem cientes de que as comunidades de consagrados são lugares onde se vive a experiência de Deus, a partir de uma profunda interioridade e comunhão com os irmãos”. Eis aqui, disse o Papa, o primeiro desafio essencial, que interpela os consagrados, e que hoje lhes compete: “fazer juntos a experiência de Deus”. Desta forma, os Agostinianos poderão transmitir Deus ao mundo, de modo claro e corajoso, sem resistências ou hesitações.

Diante desta grande responsabilidade, afirmou Francisco, os Agostinianos são chamados a dar testemunho da caridade calorosa, viva, visível e contagiosa da Igreja, mediante a vida comunitária, que manifesta, claramente, a presença do Ressuscitado e do seu Espírito. Partindo das Constituições da Ordem o Papa recordou: “A unidade na caridade é um ponto central da experiência e da espiritualidade de Santo Agostinho e um fundamento de toda a vida agostiniana... Recordo aquele sublime encontro espiritual que Santo Agostinho e sua mãe Santa Mônica" viveram juntos: um momento em que as suas almas se fundiram na intuição da Sabedoria divina”.

O Papa Francisco acrescentou que tais experiências não são as mais frequentes, nem as mais importantes: “A vida comunitária é composta de pequenos gestos diários de amor”. Manter viva a chama da caridade fraterna só será possível com o olhar sempre dirigido a Deus, na busca constante de Deus Amor. Aqui, o Papa citou novamente a Regra de Santo Agostinho: “As suas Constituições chamam esta caridade fraterna ‘sinal profético’ e é sensata a sua advertência quando dizem: ‘Não poderemos fazer tudo isso se não carregarmos a nossa Cruz todos os dias, por amor a Cristo, com humildade e mansidão’".

O Santo Padre concluiu seu discurso recordando, novamente, o desafio e a responsabilidade dos Agostinianos, em nossos dias: “Viver em suas comunidades a experiência de Deus, manifestando-O vivo ao mundo!”

Sobre o Capítulo Geral.

Convocado pela Cúria Geral Agostiniana a cada seis anos, o atual Capítulo Geral da Ordem de Santo Agostinho está sendo realizado em Roma, Itália, entre os dias 1º e 20 de setembro de 2019.

Durante os trabalhos o Frei Alejandro Moral Anton, OSA, foi reeleito Prior Geral da Ordem Agostiniana por mais seis anos. Além da eleição do Prior Geral e do Governo da Ordem, o Capítulo discutirá também quatro temas centrais: Vocação, Plano de Formação Agostiniana (Ratio Institutionis), Economia e Comunhão de Bens, e Estruturas da Ordem.



Álbum



Fonte:


http://www.agostinianos.org.br/Comunicacao/Noticias/Detalhes/?UserKey=capitulo-geral-da-ordem-de-santo-agostinho-freis-se-encontram-com-o-papa-francisco-

Posts Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page