top of page

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

Buscar
  • Fraternidade Agostiniana Leiga Núcleo Nossa Senhora das Graças

Nomeação do Prior Geral da Ordem de Santo Agostinho pelo Papa Francisco.


O Prior Geral da Ordem de Santo Agostinho, Padre Alejandro Moral Antón, foi nomeado pelo Papa Francisco membro da Congregação para os Institutos e Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. A nomeação foi publicada nesta segunda-feira, dia 08 de Julho.


A Vida Consagrada é o nome que a Igreja Católica dá ao modo de viver das pessoas que deixaram as suas vidas profissionais e familiares e seu próprio estado no mundo, numa tentativa de abnegação de si mesmo na vivência de votos ou conselhos evangélicos em restrito seguimento de Jesus Cristo numa busca de cristianismo em vista do serviço à Igreja na evangelização, intercessão e promoção da dignidade humana.


Existem duas realidades, Vida e Aliança. O exemplo acima se encaixa nos moldes daqueles que optaram por ser "Comunidade de Vida". No entanto, a vida consagrada também se estende aos que são "Comunidade de Aliança", onde os que vivem essa realidade, permanecem com sua "vida secular" mas tendo uma posição e opção diferente mediante ao mundo. Um sinal do Eterno no meio comum.


Segundo a Igreja Católica, a vida consagrada deve ser vista como "uma resposta livre a um chamamento particular de Cristo, mediante a qual os consagrados se entregam totalmente a Deus e tendem para a perfeição da caridade sob a moção do Espírito Santo".


As pessoas consagradas, que podem ser leigos ou clérigos, homens ou mulheres, normalmente agrupam-se em institutos de vida religiosa (ordens religiosas e congregações) ou em institutos seculares, existindo porém aqueles que vivem isoladamente ou até em comunidade aberta, junto dos outros leigos não-consagrados.


Dentro da Igreja Católica, existem vários institutos de vida religiosa, como por exemplo agostinianos, anunciadas, beneditinos, mercedários, betlemitas, carmelitas, cartuxos, celestes, clarissas, concepcionistas, franciscanos, dominicanos, mínimos, jerónimos, trapistas, visitandinas e tantas outras comunidades de frades, freiras, monges e monjas católicos.


Posts Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page