- Fraternidade Agostiniana Leiga
Fraternidade Agostiniana Leiga em Roma.
A Fraternidade Agostiniana Leiga se fez representar no IV Encontro Internacional do Laicato Agostiniano que ocorreu nos dia 19 a 25 de junho de 2019 em Roma.
Sob o lema Compartilhando a Alegria do Evangelho, o encontro teve por finalidade enfatizar a proposta de alegria que o Santo Pai fez a todo discipulado . Da mesma forma, se pretendeu neste congresso, comunicar e compartilhar elementos de suma importância ao discipulado agostiniano.
Nota do coordenador da Fal – Núcleo Nossa Senhora das Graças
Compartilhando a alegria do Evangelho dentro da Espiritualidade Agostiniana.
Nos dias 19 a 25 de junho foi realizado pela Cúria Geral da Ordem de Santo Agostinho o IV Congresso Internacional de Leigos Agostinianos em Roma, com o tema: “Compartilhando a Alegria do Evangelho”. Tendo como base a Exortação Apostólica “EVANGELII GAUDIUM” do Papa Francisco, sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual, que faz um convite a todo cristão, em qualquer lugar e situação que se encontre, a renovar hoje mesmo o seu encontro pessoal com Jesus Cristo ou, pelos menos, a tomar a decisão de se deixar encontrar por Ele, de procurá-lo dia a dia sem cessar. (Cf. EG: 03).
Sendo a Exortação do Papa Francisco, para todos que compõem a Igreja de Cristo no mundo em que vivemos hoje, com diversidades culturais, religiosas e ideológicas, buscando o mesmo caminho de unidade, de o amor a Deus e da construção do seu Reino de Justiça e paz, na alegria do Evangelho. Nesta busca, todos somos chamados por vocação própria a servir com alegria a Igreja de Cristo na Família Agostiniana.
Na Palavra de Deus, aparece constantemente este dinamismo de “saída”, que Deus quer provocar nos crentes. Abraão aceitou a chamada para partir rumo a uma nova terra (Cf. EG: 20). Esse chamado de Deus nos faz sairmos do comodismo e nos lança em um itinerário que leva a evangelizar as pessoas no dia a dia, com o coração sempre inflamado pelo amor de Deus e em busca do amor ao próximo, principalmente, naqueles momentos em que convivemos em comunidade. Busca-se assim, viver as inquietudes da vida, com uma só alma e um só coração orientados para Deus. No mundo em que vivemos, como leigos agostinianos no seguimento de Jesus Cristo, somos chamados pelo Batismo a dar testemunho, sendo assim, é a hora do leigo evangelizar, fazendo-se presentes nas várias dimensões e estruturas da sociedade, como discípulo de Jesus Cristo dinamizado pela espiritualidade agostiniana.
Guiados pelos pensamentos e escritos de Santo Agostinho e pela Ordem Agostiniana, somos chamados a compartilhar a alegria do Evangelho através da comunidade, do serviço à Igreja e na vida junto de nossas famílias, dando ao mundo conhecer a Jesus Cristo por meio da Espiritualidade Agostiniana. “A Alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus e se deixam salvar por Ele, sendo libertados do pecado, da tristeza, do vazio interior e do isolamento. Com Jesus Cristo, renasce sem cessar a alegria de sermos Igreja e missionários de sua Palavra de vida e de esperança no mundo necessitado do encontro com a alegria, que é o próprio Deus. (Cf. EG: 01).
Alexsandro Antonio de Moura
(Coordenador da FAL – Núcleo Nossa Senhora das Graças)
Álbum
Dia 19 de Junho.
Dia 20 de de Junho.
Dia 21 de de Junho.
Dia 22 de Junho.
Dia 23 de Junho.