Posts Em Destaque

Projeto "Católicos voltem para casa".

18/08/2017

1/2
Please reload

Fraternidade Agostiniana Leiga em Roma.

 

 

A Fraternidade Agostiniana Leiga se fez representar no IV Encontro Internacional do Laicato Agostiniano que ocorreu nos dia 19 a 25 de junho de 2019 em Roma.

 

Sob o lema Compartilhando a Alegria do Evangelho,  o encontro teve por finalidade enfatizar a proposta de alegria que o  Santo Pai fez a todo discipulado . Da mesma forma, se pretendeu neste congresso,  comunicar e compartilhar elementos de suma importância ao discipulado agostiniano.

 

Nota do coordenador da Fal  – Núcleo Nossa Senhora das Graças

 

Compartilhando a alegria do Evangelho dentro da Espiritualidade Agostiniana.

 

Nos dias 19 a 25 de junho foi realizado pela Cúria Geral da Ordem de Santo Agostinho o IV Congresso Internacional de Leigos Agostinianos em Roma, com o tema: “Compartilhando a Alegria do Evangelho”. Tendo como base a Exortação Apostólica “EVANGELII GAUDIUM” do Papa Francisco, sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual, que faz um convite a todo cristão, em qualquer lugar e situação que se encontre, a renovar hoje mesmo o seu encontro pessoal com Jesus Cristo ou, pelos menos, a tomar a decisão de se deixar encontrar por Ele, de procurá-lo dia a dia sem cessar. (Cf. EG: 03).

 

Sendo a Exortação do Papa Francisco, para todos que compõem a Igreja de Cristo no mundo em que vivemos hoje, com diversidades culturais, religiosas e ideológicas, buscando o mesmo caminho de unidade, de o amor a Deus e da construção do seu Reino de Justiça e paz, na alegria do Evangelho. Nesta busca, todos somos chamados por vocação própria a servir com alegria a Igreja de Cristo na Família Agostiniana.

 

Na Palavra de Deus, aparece constantemente este dinamismo de “saída”, que Deus quer provocar nos crentes. Abraão aceitou a chamada para partir rumo a uma nova terra (Cf. EG: 20). Esse chamado de Deus nos faz sairmos do comodismo e nos lança em um itinerário que leva a evangelizar as pessoas no dia a dia, com o coração sempre inflamado pelo amor de Deus e em busca do  amor ao próximo, principalmente, naqueles momentos em que convivemos em  comunidade. Busca-se assim,  viver as inquietudes da vida, com uma só alma e um só coração orientados para Deus. No mundo em que vivemos,  como leigos agostinianos no seguimento de Jesus Cristo,  somos chamados pelo Batismo a dar testemunho, sendo assim, é a hora do leigo evangelizar,  fazendo-se presentes nas várias dimensões e estruturas da sociedade, como discípulo de Jesus Cristo dinamizado pela espiritualidade agostiniana.

 Guiados pelos pensamentos e escritos de Santo Agostinho e pela Ordem Agostiniana, somos chamados a compartilhar a alegria do Evangelho através da comunidade, do serviço à Igreja e na vida junto de nossas famílias,   dando ao mundo conhecer a Jesus Cristo por meio da Espiritualidade Agostiniana. “A Alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus e se deixam salvar por Ele,  sendo libertados do pecado, da tristeza, do vazio interior e do isolamento. Com Jesus Cristo, renasce sem cessar a alegria de sermos Igreja e missionários de sua Palavra de vida e de esperança no mundo necessitado do encontro com a alegria, que é o próprio Deus. (Cf. EG: 01).

 

Alexsandro Antonio de Moura

 

(Coordenador da FAL – Núcleo Nossa Senhora das Graças)

 

 

 

 

Álbum

 

Dia 19 de Junho.

 

Dia 20 de  de Junho.