top of page

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

Buscar
  • Fraternidade Agostiniana Leiga

Pentecostes


A palavra Pentecostes vem do grego “pentekosté” e significa "quinquagésimo", ou seja, representa o 50° dia depois da Páscoa e ocorre no sétimo dia depois da celebração da Ascensão de Jesus. Isto porque Ele ficou quarenta dias, após sua ressurreição, dando os últimos ensinamentos a seus discípulos. Se somados os três dias em que ficou na sepultura, são quarenta e três dias. E para os cinquenta dias que se completam da Páscoa até o último dia da grande festa de Pentecostes, sobram sete dias. Foram estes os dias em que os discípulos permaneceram no cenáculo até a descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes.



Antes de ser uma celebração cristã, Pentecostes era uma festa judaica, associada ao tempo de colheita, relacionando-se após, ao dia em que Deus entregou as tábuas da Lei a Moisés no Monte Sinai. Já o Pentecostes cristão, acontece em cumprimento à promessa de Jesus, após sua ascensão aos céus, quando enviou o Espírito Santo sobre Maria e os apóstolos que estavam reunidos no cenáculo, conforme S. Lucas narra em At.1,4-8:

“E comendo com eles, ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem o cumprimento da promessa de seu Pai, que ouvistes, disse ele, da minha boca; porque João batizou na água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo daqui a poucos dias. Assim reunidos, eles o interrogavam: Senhor, é porventura agora que ides instaurar o reino de Israel? Respondeu-lhes ele: Não vos pertence a vós saber os tempos nem os momentos que o Pai fixou em seu poder, mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os confins do mundo. (At. 1, 4-8)


Nessa ocasião, aconteceu a efusão do Espírito Santo, enchendo os apóstolos dos seus dons e da força que os impulsionou a testemunhar o Cristo ressuscitado no mundo. Essa era a missão dos apóstolos.

Para os cristãos, Pentecostes é uma das datas mais importantes segundo nosso Calendário Litúrgico, juntamente com a Páscoa e o Natal, porque este dia não representa somente a descida do Espírito Santo sobre os seguidores de Jesus, mas representa de uma forma mais ampla o nascimento da igreja.


Devemos então, agradecer pela misericórdia e pelo amor gratuito, puro e incondicional de Deus, elevando nossos pensamentos ao Espírito Santo Paráclito, rogando:


"Veni, Sancte Spiritus! "





Fonte: http://www.a12.com/santuario/academia/artigos.asp?art=50&lang=pt

Posts Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page