top of page

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

Buscar
  • Fraternidade Agostiniana Leiga

Visita de Frei Alejandro, Prior Geral da Ordem de Santo Agostinho

"O atual Prior Geral da Ordem de Santo Agostinho, Frei Alejandro Moral, e o Assistente para a América Latina, Frei Patrício Villalba, estão visitando as comunidades religiosas, casas de formação, colégios, obras sociais e paróquias do Vicariato Agostiniano Nossa Senhora da Consolação do Brasil." (vocacional.agostiniano)


Em decorrência da visita do dia 04 de março de 2018, quando fomos agraciados pela presença do Prior em nossa Paróquia, achamos oportuno trazer aqui as palavras que proferiu durante as comemorações do dia de Santo Agostinho em 2017, onde enfatizava a necessidade de conhecermos a vida, pensamento e espiritualidade do Pai Agostinho, para que guardemos nossa identidade religiosa e o Carisma deste nosso Mestre da Igreja .





" Queridos irmãos e irmãs da Ordem de Santo Agostinho: Recebam meus parabéns mais cordiais e fraternos e o do Conselho Geral sobre a solenidade de Nosso Pai, Santo Agostinho.


Quero refletir brevemente sobre um tema importante na vida da Ordem, especialmente a dos religiosos, que são chamados a apresentar mais diretamente o pensamento de Santo Agostinho. Refiro-me ao conhecimento que temos dos escritos de nosso Pai e, em relação a eles, de sua vida, pensamento e espiritualidade. Quero aproveitar esta celebração para insistir na necessidade de conhecer mais sobre o nosso Pai através das suas obras, já publicadas nas principais línguas faladas na Ordem.


"Nós não amamos o que não sabemos, nem sabemos o que não amamos".


Este princípio agostiniano assinala uma questão que traz grande preocupação. Começando com nossas casas de formação, cujos estudantes frequentam centros onde Santo Agostinho não é estudado. Muitas das nossas formações concluem seu período formativo sem ter lido uma única carta de nosso Pai. Este déficit no conhecimento da espiritualidade de Santo Agostinho supõe uma grande ignorância da própria identidade, que é transferida para a vida pessoal e comunitária.


Eu levo esta saudação e parabéns e aproveito para convidá-los a tomar consciência da importância de conhecer Santo Agostinho, seu pensamento e espiritualidade, para viver mais intensamente nossa vida religiosa como seus filhos, com uma identidade clara, que nos ajudará a testemunhar e anunciar com mais vigor o Evangelho.


Nossa missão é fazer conhecer Santo Agostinho ao homem de hoje e nas circunstâncias em que vivemos. Este propósito será impossível, irrealizável, se não o conhecemos, lermos e meditarmos, se não rezarmos com seu pensamento bonito e experiência profunda de fé. Tudo isso veio até nós através de seus escritos. Eu encorajo vocês a refletirem sobre essa idéia hoje, de nos questionarmos, de nos motivarmos a ter um tempo de oração pessoal e comunitária.


Assevero que a solenidade de Santo Agostinho não é outro dia na vida pessoal de nossas comunidades. Aproveite esta data para desfrutar serenamente e profundamente de Deus, da vocação a que fomos chamados, da figura de nosso Pai, de seus escritos e de seu pensamento, saboreando algumas de suas muitas idéias, que tocam o coração.


Que Santo Agostinho nos ajude a entender nossa vocação como uma experiência de amor em nosso Pai e, sempre, em unidade com os irmãos e irmãs da Ordem!


Um abraço fraterno.


P. Alejandro Moral Antón OSA,


Prior Geral "

Fonte: http://www.agustinos.co/single-post/2017/08/28/Mensaje-del-Prior-General-en-la-celebraci%C3%B3n-de-la-fiesta-de-San-Agust%C3%ADn-2017

Posts Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page