Posts Em Destaque

Projeto "Católicos voltem para casa".

18/08/2017

1/2
Please reload

A FEDERAÇÃO AGOSTINIANA BRASILEIRA - FABRA

 

 

A FEDERAÇÃO AGOSTINIANA BRASILEIRA -  FABRA

 

           A Federação Agostiniana é uma entidade que congrega a Família Agostiniana e por sua própria natureza, é uma entidade religiosa.

 

           A FABRA  tem como objetivos: 

 

  • Animar a vida da Federação e promover suas atividades.

  • Fomentar nos membros da Federação o espírito agostiniano.

  • Promover o desenvolvimento da Família Agostiniana no Brasil, por meio de ajuda e serviços comuns.

  • Facilitar e promover intercâmbios e consultas entre seus membros.

  • Ativar e levar a bom têrmo, projetos que se vejam oportunos.

  • Consolidar e fortalecer suas relações com a Hierarquia Eclesiástica e outras entidades religiosas e civis.

 

HISTÓRIA:

 

         A ideia de reunir os membros das várias circunscrições que integram a “Grande Família Agostiniana” do Brasil se concretizou pela primeira vez em 1975, de 14 a 17 de janeiro, no chamado 1º Encontro Nacional Agostiniano, em Itaici-SP. Naquele ano se celebravam os 75 anos da chegada dos Recoletos e dos Agostinianos ao Brasil (1899 – 1975). O tema central do encontro foi a “Reflexão vivencial sobre a vida e a doutrina de Santo Agostinho”. Entre outras personalidades, estiveram presentes o então Prior Geral da OSA, Fr. Theodore Tack e o Cardeal de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns. (...).

 

          Essa feliz iniciativa produziu um inquieto desejo de novos encontros. Assim, de 02 a 06 de fevereiro de 1981, também em Itaici, se realizou o 2º Encontro, cujo tema foi a “Oração, contemplação e vida comunitária em Santo Agostinho”.

 

         (...) Já no 4º Congresso se deu um passo a mais em relação aos anteriores, com a proposta da criação da “FEDERAÇAO AGOSTINIANA BRASILEIRA” – FABRA, que se efetivou na reunião fundacional no dia 25 de fevereiro de 1988 na Residência da Vice-Província do Santíssimo Nome de Jesus no Brasil, em São Paulo, na presença de Superiores(as) Maiores de treze circunscrições agostinianas.

 

         A Federação nascia com o propósito de dinamizar os encontros e promover o intercâmbio de experiências e colaboração mútua em vários setores entre os diferentes grupos que viessem a integrá-la, além de estimular outras atividades comuns, como a edição das obras de Santo Agostinho em português, por exemplo.

 

        As comissões da FABRA compreendem as várias atividades que as entidades associadas mantém: Formação, História, Devocionário, Espiritualidade e Educação. Vale ressaltar que a Comissão de Educação é a que mais tempo tem funcionado.

 

         A Atualmente  o Presidente  da  FABRA  é o padre Luiz Carlos  de Oliveira,  AA.  A FABRA continua desenvolvendo seu papel de congregar a Família Agostiniana do Brasil, buscando que ela viva de maneira mais profunda a espiritualidade de Nosso Pai Santo Agostinho criando unidade na diversidade das irmãs e irmãos Agostinianos.

 

 

 

 

Alguns Congressos:

 

 

 

 

 

Imagens XIV Congresso Agostiniano da FABRA – Janeiro 2018