top of page

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

Buscar
  • Fraternidade Agostiniana Leiga

O Ano Litúrgico


O ano litúrgico é a celebração da vida de Jesus Cristo durante doze meses, contendo datas celebrativas dos acontecimentos da História da Salvação.


A expressão "Ano Litúrgico" começou a ser usada no século XIX, quando surgiu o Movimento Litúrgico. Esse Movimento para a renovação da Liturgia atingiu seu ápice no século passado, no Concílio Ecumênico Vaticano II. Seu primeiro grande fruto foi a elaboração da constituição Sacrosanctum Concilium, sobre Liturgia. Antes de se chamar “Ano Litúrgico”, recebera outros nomes como, por exemplo, “Ano da Igreja” e “Ano Cristão” ¹.


A Tradição da Igreja propõe aos fiéis ritmos de oração destinados a nutrir a oração contínua. Alguns são cotidianos: a oração da manhã e da tarde, antes e depois das refeições, a Liturgia das Horas. O domingo, centrado na Eucaristia, é santificado principalmente pela oração. O ciclo do ano litúrgico e suas grandes festas são os ritmos fundamentais da vida de oração dos cristãos ². (CIC 2698)


O Arcebispo Metropolitano da cidade do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, esclarece sobre o Ano Litúrgico ³ :


“O Ano Litúrgico tem o seu início com o tempo de preparação para o nascimento de Cristo (Tempo do Advento), seguindo com a celebração do Tempo de Natal, Quaresma e Tempo Pascal.


Entre o Tempo do Natal, na terça-feira antes da Quaresma e após Pentecostes, até no sábado antes do Advento, celebramos os Domingos do Tempo Comum, perto de 34 semanas.


O Ano Litúrgico encerra-se com a proclamação de Cristo como nosso Rei, quando apresentamos nossa expectativa da feliz Esperança e Vinda do Senhor.


Podemos resumir assim os passos do Ano Litúrgico:


  • Ciclo do Mistério da Encarnação – neste ciclo encontram-se o Tempo do Advento e o Tempo do Natal, que se estende até a celebração do Batismo do Senhor (celebrado no domingo após a Epifania do Senhor).

  • Ciclo do Mistério da Redenção – neste ciclo encontram-se o Tempo da Quaresma, o Tríduo Pascal (quinta-feira santa, sexta-feira santa e sábado até a missa da “Noite Santa” – Vigília Pascal) e o Tempo Pascal, que começa no Primeiro Domingo da Páscoa, determinado pelo primeiro domingo de lua cheia da primavera em Roma, e encerra-se com a Solenidade de Pentecostes.

Entre os dois ciclos citados acima, encontra-se o Tempo Comum, que, à luz do Espírito Santo, foi assim denominado pelos decretos do pós Concílio Vaticano II [...]. O Tempo Comum tem como objetivo próprio despertar-nos para viver a graça recebida no Tempo festivo anterior com os olhos no futuro. Por isso, a cor litúrgica é o verde, a qual simboliza a esperança de ver crescer em nós o amor de Deus, que nos santifica e nos faz ir ao encontro do Senhor Jesus, “Caminho, Verdade e Vida” (Jo 14,6).


O Tempo Comum divide-se em duas partes. A primeira inicia-se na segunda-feira depois do domingo em que celebramos o Batismo do Senhor e encerra-se na terça-feira antes da Quarta-feira de Cinzas (terça-feira de carnaval). A segunda parte inicia-se na segunda-feira após o domingo em que celebramos o dia de Pentecostes e termina no sábado seguinte à festa de Cristo Rei. O domingo seguinte já será o primeiro domingo do Advento, o qual marca o início de um novo Ano Litúrgico.


Considerando que não há tempo suficiente em apenas um Ano Litúrgico para serem lidos os quatro evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João) em profundidade nas missas dominicais, a reforma litúrgica determinou que o fizéssemos em três anos. Assim sendo, temos os anos litúrgicos A, B e C. No Ano Litúrgico A, meditamos o Mistério do Cristo à luz do evangelho de São Mateus. No ano B, meditamos à luz do evangelho de São Marcos e do sexto capítulo do evangelho de São João. Por fim, no ano C, meditamos à luz do evangelho de São Lucas. O evangelho de São João, chamado de Quarto Evangelho, é lido em todos os três anos nos tempos festivos de Natal e Páscoa. Todo ano cujo número seja divisível por 3 é o ano C, e os consecutivos serão o A e o B. Iremos iniciar agora o ano B.”

Fontes:

1 - Advento e Natal: 54 perguntas e respostas sobre o ciclo do Natal Por Padre José Bortolini, Pia Sociedade de São Paulo - Editora Paulus.

2 – Catecismo da Igreja Católica § 2698 , Edições Loyola, 4ª edição 2017.

3 – Orani João, Cardeal Tempesta, O.Cist. Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ. Presidente do Regional Leste 1 da CNBB publicado em http://cnbbleste1.org.br/2014/11/o-ano-liturgico/

Posts Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page