Posts Em Destaque

Projeto "Católicos voltem para casa".

18/08/2017

1/2
Please reload

Debate de Santo Agostinho com os Donatistas.

          O processo de declínio do Império Romano do Ocidente começou em meados do século IV d.C., sobretudo em razão da série de problemas que desde o século III o assolava, como as invasões bárbaras, a crise econômica e a disputa dos militares pelo poder. Neste período, os cristãos, que já habitavam os domínios do Império há bastante tempo, passaram a crescer numericamente o que fez com que o Imperador Constantino  instituísse o cristianismo como religião principal do Império Romano.

 

         Santo Agostinho, vivenciou este declínio e em tempos difíceis, através de sua patrística ¹,  participou de forma decisiva na  elaboração doutrinal das verdades de fé do cristianismo e na sua defesa contra os ataques dos pagãos. Agostinho, contribuiu  com a  elucidação progressiva dos dogmas cristãos católicos e com o que se chama hoje de tradição católica. 

 

        Os donatistas defendiam a santidade pessoal dos ministros, tendo sido considerada pelo catolicismo, uma seita religiosa cristã,  herética e cismática. Assista este vídeo que traz uma dramatização de um debate de Agostinho com os Donatistas.

 

 

 

Entendendo a palavra:

 

1 – Patrística : Os pais da Igreja foram os  responsáveis por confirmar e defender a fé católica, a liturgia, a disciplina, criar os costumes e decidir os rumos da Igreja católica, ao longo dos sete primeiros séculos do cristianismo. Patrística é o nome dado à filosofia cristã católica dos  primeiros séculos, elaborada pelos Padres ou Pais da Igreja, os primeiros teóricos.

 

Para saber mais sobre os donatistas, clique aqui.

 

 

Share on Facebook
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags