top of page

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

Buscar
  • Fraternidade Agostiniana Leiga

O catecumenato na antiguidade.


A preparação para o batismo vem sofrendo variações no curso dos muitos séculos de existência da igreja. Tais mudanças ocorrem naturalmente, para acompanhar as transformações sociais e culturais a que vem sendo submetido o povo de Deus. Nos dias de hoje, o Catecismo da Igreja Católica, orienta que a preparação do catecúmeno deve guardar alguns elementos essenciais: o anúncio da palavra, o acolhimento do evangelho que traz consigo a conversão, a profissão de fé, o Batismo, a efusão do espírito santo e o acesso à comunhão eucarística.


Na antiguidade, outra era a realidade. Segundo Hipólito de Roma (traditio Apostolica), o catecumenato podia durar até três anos e o neófito, tal como os dias de hoje, deveria compreender um certo ensino dogmático e moral ao qual já se dava o nome de catequese (ação de fazer ressoar). Hipólito afirmava que a catequese era ministrada por um douto que podia ser clérigo ou leigo. Cada instrução era seguida de uma oração em comum e acompanhada da imposição das mãos. Ao término do catecumenato, examinava-se a conduta dos candidatos. Na sexta-feira precedente ao batismo, os catecúmenos jejuavam. No sábado o bispo impunha as mãos sobre os candidatos e os exorcizava , a noite se reuniam para orar, ouvir leituras e instruções e eram batizados (exorcismo, sinal da cruz, consagração dos óleos , abjuração dos demônios, deposição das vestes, unção, profissão de fé, tríplice imersão, imposição das mãos e unção). Após o batismo os neófitos participavam da eucaristia.


Na Igreja antiga, a preparação para o batismo era, sem dúvida, a estrutura pastoral mais importante e efetiva da Igreja. O neófito era submetido a um longo processo que , normalmente, se estendia por vários anos, durante os quais os candidatos se submetiam a catequese, a penitência e a oração.


Na época de Agostinho o processo catecumenal se reduzia praticamente a quaresma, como tempo de penitência (oração, jejum, esmola), ensinamento doutrinal (forte catequese bíblica, explicação do símbolo ou credo e do Pai-Nosso, que deveria ser aprendido e recitado diante da comunidade de fé) e iniciação litúrgico-ritual (liturgia da Palavra e reuniões especiais para os escrutínios, exorcismo e outros ritos).


O bispo intensificava sua participação pessoal na catequese durante a quaresma, cuidava especialmente das homilias dominicais e se reservava as sessões de catequese mistagógicas (sobre os mistérios sacramentais) aos neófitos ou recém batizados durante a época da Páscoa.


Agostinho não escreveu nenhum “catecismo” ou síntese sistemática sobre o sacramento do batismo. Seu ensinamento sobre o mesmo se encontra ao longo de toda sua pregação e também nas obras que redigiu para enfrentar duas das mais conhecidas heresias da África cristã de sua época: o donatismo, que negava o valor do batismo administrado por ministros indignos ou heréticos e o pelagianismo, que negava o pecado original e, portanto, negava a necessidade do batismo de crianças.


Nota da Fraternidade Agostiniana Leiga : para saber mais sobre sacramentos segundo Santo Agostinho, veja sacramento: sinal visível da graça invisível, a sacramentalidade de Cristo e da Igreja e em a eficácia sacramental.


Referência Bibliográfica:


Catecismo da Igreja Católica - 1230 . Loyola 2017


História da Igreja na Antiguidade, MONDONI, Danilo. Loyola 2ª Edição, Junho de 2006


KÉLLER, Miguel Ángel. Batismo, sacramento grande e santo. Col. Cadernos de Espiritualidade Agostiniana. Batismo. Petrópolis, 2003.

Posts Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page