top of page

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

Buscar
  • Alexsandro Antonio de Moura (Coordenador de

Santa Madalena de Nagasaki

Perseguição no Japão.

No dia 15 de agosto de 1549, desembarcava em São Francisco Xavier, nas costas do Japão, o padre Cosme de Torres, acompanhado por três jovens japoneses, que haviam se convertido em Málaca. Xavier começou a pregar o Evangelho e a batizar os primeiros cristãos daquelas ilhas. O padre, esteve no Japão somente dois anos, mas o sulco aberto por ele foi fecundado pelos missionários jesuítas até o fim do século XVI. Após a sua chegada , uniram-se a eles missionários de outras ordens como: franciscanos, dominicanos e agostinianos.


Os religiosos pregaram o Evangelho com relativa paz e Tranquilidade até a segunda década do século XVII, porém, por volta de 1613, desencadeou-se uma terrível perseguição contra os católicos e contra os missionários espanhóis e portugueses. É difícil descrever sucintamente a história do longo calvário que sofreu a nascente cristandade do Japão durante uns cinquenta anos. Os historiadores estão de acordo em afirmar que a perseguição japonesa foi muito mais sistemática, refinada e cruel que a perseguição dos primeiros séculos da Igreja.


Os japoneses não desejavam criar mártires e sim fazer apóstatas, com este intuito, chegaram a despovoar diversas cidades. O edito do Shogun Leyashu, de 1614, ordenava eliminar “o mais rapidamente a todos os cristãos, de tal forma que não tivessem onde pôr os pés”. Todos aqueles que se negassem a apostatar do cristianismo seriam condenados à morte.


Os missionários estrangeiros deviam abandonar imediatamente o país. Havia no Japão, naquela época, uns 150 missionários. Quase todos foram concentrados em Nagasaki e depois expulsos do país. Permaneceram escondidos no Japão uns 42 missionários. À expulsão, seguiu-se a destruição das igrejas, cruzes, cemitérios e de todo tipo de símbolos cristãos. A igreja do Japão escreveu uma das mais gloriosas páginas do catolicismo, devido ao martírio de seus fiéis.


Madalena de Nagasaki, Padroeira dos Agostinianos Leigos, Padroeira da Fraternidade Agostiniana Recoleta.


Agostiniana Recoleta Terciária, Madalena foi uma dentre os muitos mártires do Japão no século XVII. Cristã entusiasta, ela conheceu os frades agostinianos recoletos em 1623, atuou como intérprete para eles e, mas tarde, foi também catequista. Durante o período de perseguição aos cristãos ela sustentou a fé de muitos novos convertidos. Localizado no extremo oriente, o Japão recebia a visita dos missionários depois destes viajarem por mais de 4 meses, sem o conforto dos dias atuais e com muitos perigos pela frente. Hoje os freis e freiras agostinianos recoletos estão presentes nas Filipinas, China e Taiwan.


Madalena nasceu em um pequeno povoado perto de Nagasaki, no Japão, entre os anos 1610 e 1612. Filha de família rica e nobre, tinha vários irmãos. Seus pais eram ricos sobre tudo de virtudes cristãs. Desde cedo ela recebeu esmerada educação. Sua infância, contudo, coincidiu com um período de cruéis perseguições contra os cristãos. O ditador Tokugawa Yeyasu, budista, decretou, em 1614, uma perseguição total contra os cristãos. Com seus sucessores Hidetada e Yemitsu essa perseguição tornou-se ainda mais virulenta e cruel, a ponto de, em poucos anos, quase exterminar a cristandade do Japão.


Madalena foi certamente testemunha da morte de muitos cristãos e presenciou os terríveis suplícios a que eram submetidos. Provavelmente lera o livro Exortação ao martírio" que circulava clandestinamente entre os cristãos. Neste livro davam-se conselhos para resistir à ira dos tiranos e eram lembrados os exemplos até de crianças frágeis, além de jovens, homens e mulheres que sofreram com paciência os mais terríveis suplícios por causa da sua fé em Jesus Cristo, recebendo assim a glória do martírio.


A oração, a leitura dos livros sagrados e o exemplo de tantos mártires, compatriotas seus, foram fortalecendo o ânimo de Madalena fazendo nascer em sua alma o desejo ardente de consagrar-se a Deus e dar a vida por Cristo. Madalena dedicava muitas horas à penitência, à oração e à meditação da paixão de Cristo e da glória dos santos no céu. Quando ainda era muito jovem viu levarem seus próprios pais e irmãos ao martírio. Foi quando decidiuconsagrar-se totalmente a Deus.


Por esse tempo, haviam acabado de chegar a Nagasaki dois zelosos missionários agostinianos: Frei Francisco de Jesus e Frei Vicente de Santo Antônio. Ambos criaram a Ordem Terceira Agostiniana Recoleta para ajudá-los no apostolado. Formada de leigos, a Ordem Terceira (hoje denominada Fraternidade Secular) ficou encarregada da catequese. Madalena foi uma das primeiras a entrar na Ordem Terceira. Começou seu ministério com tanto carinho e disposição que foram inumeráveis os pagãos que se converteram ao cristianismo. Ela consolava os aflitos, animava os fracos, fortalecia os que fraquejavam por causa das perseguições e apoiava os corajosos e esforçados.Muitíssimo eram os que acorriam a ela buscando orientações que ela concedia com fé e amor.


Em 1628 a perseguição ficou ainda mais violenta. Madalena, como quase todos os cristãos de Nagasaki, se viu obrigada a refugiar-se nas montanhas. Ali, na companhia dos demais, homens e mulheres virtuosos, vivia nas cavernas e grutas e se alimentava de ervas silvestres. Madalena era amada e querida por todos, até pelos pagãos. Ali também viviam os santos religiosos Frei Francisco e Frei Vicente e ofereciam consolação a todos. Ambos foram detidos e passaram vários dias na prisão antes de serem queimados vivos no dia 3 de setembro de 1632.


Logo no dia seguinte chegaram ao Japão outros dois missionários agostinianos recoletos: Frei Melchior de Santo Agostinho e Frei Martinho de São Nicolau. Também estes foram martirizados. No dia 1º de novembro de 1632 foram presos e no dia 11 de dezembro foram queimados vivos a fogo lento, como havia acontecido com os bem-aventurados Francisco e Vicente.


Cerca de dois anos após a morte de nossos religiosos, Madalena esteve nas montanhas dedicando-se à pregação da Palavra de Deus, batizando, aconselhando, consolando e fortalecendo os que a procuravam. Numerosos foram os cristãos que preferiram a morte que renegar a fé. Mas, infelizmente, muitos foram também os que, diante do horror dos suplícios, enfraqueciam e apostatavam. Madalena, desolada e triste pela apostasia destes irmãos e desejosa de sofrer o martírio, acreditou ter chegado o momento de apresentar-se aos juízes e torturadores para dar exemplo vivo aos cristãos.


No início de 1634 ela se apresentou aos carcereiros e guardas dizendo ser cristã e religiosa. Num primeiro momento os guardas mandaram-na embora dizendo que, sendo ela tão jovem e frágil, não poderia sofrer ou mesmo suportar tão horríveis tormentos a que eram submetidos os religiosos. Contudo, no dia seguinte ela foi presa. Os juízes, admirados com sua beleza e comovidos pela sua tenra idade, vendo-a estimada e admirada pelos cristãos e também por ser de família nobre e ilustre, tentaram convencê-la, através de atenções especiais e promessas as mais diversas, a abandonar a fé. Mas tudo foi em vão.


Madalena, depois de sofrer vários tipos de torturas, sem perder a fé em Jesus Cristo, no início de outubro de 1634 foi tirada da prisão e, com outros dez cristão foi levada ao lugar do martírio. Seu último suplício durou treze dias e meio, pendurada pelos pés, de cabeça para baixo, dentro de um poço. Assim morreu. Tinha, então entre 22 e 24 anos de idade. Depois de morta seu corpo foi queimado e as cinzas foram espalhadas nas águas do mar, a fim de que suas relíquias não caíssem nas mãos dos fiéis. Seu martírio aconteceu em meados de outubro de 1634.


Madalena foi beatificada em 1981 e no dia 18 de outubro de 1987 o Papa João Paulo II canonizou-a, declarando-a Santa. Seu dia é celebrado por toda família agostiniana no dia 20 de outubro. É declarada pela Ordem Agostiniana padroeira dos leigos agostinianos e da Ordem terceira agostiniana.


Oração


Ó Pai, que Vos agrada escolher os pequenos e fracos para manifestar-nos as maravilhas de vosso amor, e que escolhestes a jovem Madalena de Nagasaki para que propagasse o Evangelho entre seus concidadãos, velasse por sua fidelidade a Cristo, fizesse a Vós oferenda de sua vida com o terciária agostiniana e morresse mártir pela fé, concedei-nos, por sua intercessão, que sejamos sempre testemunhas fiéis de Cristo em nossa vida cotidiana e saibamos amar a nossos irmãos com amor sincero e desinteressado. Dai-nos, Senhor, saber colaborar ativamente no anúncio do Evangelho. Nós vos pedimos por Jesus Cristo, nosso Senhor.


Amém.


Santa Madalena de Nagasaki, rogai por nós!

Referência Bibliográfica:

http://www.psmleblon.com

http://www.agustinosrecoletos.com

Posts Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page