Fraternidade Agostiniana Leiga
Núcleo Nossa Senhora das Graças - Rio de Janeiro - RJ - Paróquia Nossa Senhora das Graças
Província Agostiniana Nossa Senhora da Consolação do Brasil
S A L M O S
Livro dos Salmos
Livro I (Salmos 1-41)
Feliz quem segue o bom caminho
1
1. Feliz o homem que não procede conforme o conselho dos ímpios, não trilha o caminho dos pecadores, nem se assenta entre os escarnecedores.
2. Feliz aquele que se compraz no serviço do Senhor e medita sua lei dia e noite.
3. Ele é como a árvore plantada na margem das águas correntes: dá fruto na época própria, sua folhagem não murchará jamais. Tudo o que empreende, prospera.
4. Os ímpios não são assim! Mas são como a palha que o vento leva.
5. Por isso não suportarão o juízo, nem permanecerão os pecadores na assembleia dos justos.
6. Porque o Senhor vela pelo caminho dos justos, ao passo que o dos ímpios leva à perdição.
MOMENTO ORACIONAL AGOSTINIANO
(SALMO 1)
A voz de Cristo, a voz da Igreja
O Salmo a que se ocupa aqui, refere-se à pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo que como tal, é constituído de cabeça e membros. Por analogia, podemos dizer que a cabeça nasceu de Maria, sofreu, foi enterrada, ressuscitou, subiu ao céu, está sentada hoje a direita do Pai e intercede por nós. Cristo é a nossa cabeça, nós somos os seus membros.
A Igreja inteira espalhada por toda a terra, é seu corpo, mas a cabeça desse corpo é ele. Não apenas os cristãos que vivem hoje como os que viveram antes de nós, os que viverão depois de nós, até o fim dos tempos, todos fazem parte desse corpo, cuja cabeça subiu aos céus.
Quando, pois, ouvimos a voz de Cristo, devemos reconhecer nela tanto a voz do chefe como a dos membros. Tudo o que ele sofreu, nós sofremos nele, o que sofremos, ele sofre em nós. Se a cabeça sofre, pode a mão dizer que não sofre? Se a mão sofre, poderá a cabeça dizer que é insensível a isso? Quando um dos nossos membros sente alguma dor, todos os outros acorrem em seu socorro.
Se sofremos com ele quando ele sofreu, hoje, quando está sentado a direita de Deus, tudo o que sofre a sua Igreja - atribulações deste mundo, provocações e angústias, que nos purificam tal como o ouro no fogo, ele o sofre também.
Cristo une, por conseguinte, a cabeça e o corpo; em sua voz reconhecemos a nossa e, na nossa, ele reconhece a sua. Escutemos então o salmo e nele ouviremos a palavra de Cristo.